Forma inovadora de produzir, comprar, trocar e vender. Gerar renda de maneira solidária, valorizando o trabalho humano e sua territorialidade.


A política pública de Economia Solidária e Cooperativismo no Estado da Bahia é realizada pela Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol).


Princípios da Economia Solidária:
Autogestão - Democracia - Solidariedade - Cooperação - Equidade - Igualdade de Gênero
Etnia e crença - Valorização do meio ambiente, trabalho humano e do saber local

 Rede de Economia Solidária Bahia

Empreendimentos de Economia Solidária – Grupos de pessoas que produzem e comercializam seus produtos com base nos princípios da Economia Solidária.


Centro Público de Economia Solidária- Espaços multifuncionais públicos de caráter comunitário, que articulam oportunidades de fortalecimento, qualificação, capacitação e promoção do trabalho coletivo baseado na Economia Solidária.


1.    Cesol Região Metropolitana de Salvador 1 – Salvador 
2.    Cesol Recôncavo 
3.    Cesol Sertão Produtivo
4.    Cesol Litoral Sul
5.    Cesol Bacia do Jacuípe
6.    Cesol Sertão do São Francisco
7.    Cesol Irecê
8.    Cesol Piemonte Norte do Itapicuru
9.    Cesol Baixo Sul
10.    Cesol Portal do Sertão
11.    Cesol Região Metropolitana de Salvador 2- Lauro de Freitas
12.    Cesol Chapada
13.    Cesol Sudoeste Itapetinga

Território de Identidade:

Espaço físico, geograficamente definido e caracterizado por critérios ambientais, econômicos, sociais, culturais e político, mas também pela relação das populações com grupos sociais relativamente distintos.
Conheça nossos territórios


1. Cesol Região Metropolitana de Salvador 1 – Destacado pela produção de artesanatos e manualidades.
2.     Cesol Baixo sul – Produtos da agricultura familiar e das comunidades Quilombolas. São destaques: Azeite de Dendê, biscoitos artesanais, palmito de Punpulha, além dos artesanatos.
3.     Cesol Sertão Produtivo- Sua produção de doces diversificados, licores e artesanatos são os grandes destaques.
4.     Cesol Piemonte Norte do Itapicuru – A região registra sua potência de produção baseada na cadeia produtiva do Licuri
5.     Cesol Bacia do Jacuípe- Destaca-se pelos cortes nobres de caprino e ovinos, e derivados de licuri e de mandioca
6.     Cesol Território de Irecê- Biscoito de Tapioca Avoador, farinha e tapioca; cerveja artesanal; Cachaça branca e curada, no barril de carvalho são os destaques na região.
7.     Cesol Sertão do São Francisco -  Produtos beneficiados do umbu, tamarindo, maracujá da caatinga e queijo de leite de cabra
8.     Cesol Recôncavo- Renda! Essa técnica artesanal secular destaca-se na região. As técnicas de barafunda e renda e bilro são as mais usadas na produção, além disso atua com produtos da agricultura familiar
9.    Cesol Sudoeste e Itapetinga – Destaca-se pela produção de café, variados tipos de biscoitos de polvilho e de cachaças especiais.
10.    Região Metropolitano de Salvador 2-Especializados em produzir artesanatos e manualidades.
11.    Cesol Litoral Sul – Atua fortemente baseado na cadeia produtiva do cacau
12.    Cesol Chapada de Diamantina- Quem nunca ouviu falar da fama dos cafés da Chapada de Diamantina? Sua fama de produzir um bom café é imensa e os empreendimentos econômicos aproveitam bem a sua cadeia produtiva
13.     Cesol Portal do Sertão- Especialistas na Cadeia produtiva da mandiocultura (farinhas, beijus, tapiocas), além dos produtos feitos com sisal.

 

© 2023 por Economia Solidária da Bahia. Desenvolvido por PLAY comunicação